the-ile-de-la-cite-in-paris-at-dawn-2023-11-27-05-10-11-utc

Descobrindo  Paris na île de la Cité

Bonjour, Bonjour!
Essa semana começamos nossa aventura explorando o berço de Paris: a incrível île de la Cité, também conhecida como a ilha da Notre-Dame. Prepare-se para uma jornada cheia de história, cultura e, claro, dicas imperdíveis para sua viagem. Vamos juntos!

 Nesse artigo vou te contar quais pontos nós vimos nesta semana do dia 27/11/2024, do lado mais Oeste da ilha

 Louvre na segunda-feira. O motivo? Como o museu fecha às terças, muitas pessoas que não conseguiram visitá-lo no final de semana acabam indo na segunda. Resultado: filas maiores!

Prefira visitar o Louvre na quarta ou quinta-feira, quando a movimentação costuma ser mais tranquila.

Mas como ex- professor de francês , para começar a semana como se deve, claro que eu trouxe aquele post de comunicação pra você não passar perrengue em Paris. Eu escolhi as 4 palavras salvadoras que vão te ajudar aqui em Paris na hora de pedir o seu café da manhã. você vai utilizar 4 palavras básicas da língua francesa vamos lá repetir comigo:

  • Bonjour Madame / Bonjour monsieur
  • Je voudrais + complément
  • S’il vous plaît
  • Merci

Exemplo:  je voudrais je voudrais un petit-déjeuner, s’il vous plaît. Merci!

Clique no post ao lado para abrir esse vídeo aqui pra você treinar e repetir mais vezes!

E eu trouxe também uma ponte pra você ver um Nascer do sol muito bonito.

Pra ter essa vista de Paris acordando, vc irá ao  Pont de Arts, a ponte das artes.

É lá de cima do “ Pont des Arts”  que nós vamos ver o nascer do sol mais bonito de Paris a ponte implantada entre o instituto da França e o museu do louvre construída entre 1801 e 1804 é a primeira ponte em ferro da capital É aqui que as pessoas também colocavam seus cadeados mas era tanto piso na ponte gente que a prefeitura retirou todos os cadeados e colocou o vidro onde eram as antigas grades hoje não se coloca mais cadeados por aqui. Aliás pessoalmente não recomendo que você coloque cadeados por ser proibido e além do mais está estragar o patrimônio público.

Tivemos também fatos históricos e personagens que viraram até filme, afinal com certeza você já ouviu falar dos cavaleiros templários não é mesmo?
E você sabia que o último cavaleiro templário foi queimado nessa ilha aqui em Paris?

Deixa eu te contar essa história: na extremidade da ilha nós temos esse pé de ginko biloba essa árvore que agora no outono fica com essas cores incríveis em tons de amarelo ao fundo nós temos o museu do louvre esse Jardim se chama Square du Vert Galant,e  foi aqui nessa ponta Reich ré da Ilha que em  1314 o último chefe templário Jacques Demolay,foi queimado vivo. Para chegar Até aqui, quando estiver no Pont Neuf, caminhe até a estátua do rei a cavalo, as escadarias de acesso ao Jardim para se ver a placa fica logo atrás dessa estátua.

Eu não observei, mas teve um seguidor que falou que as entradas voltando para as escadas tem o formato de um caixão. Depois que você for lá você me diga se parece ou não, combinado?

No meio da semana tivemos um dia especial dia 27 de novembro, dia de Nossa Senhora das Graças.

E foi curioso pois no dia anterior uma seguidora e mandou uma mensagem me sugerindo de ir até a Capela da medalha milagrosa por ser dia de nossa senhora e que ela ficaria muito grata a isso. Como é um alto ponto de peregrinação procurado pelos brasileiros vou deixar o link do vídeo que fiz explicando quais linhas de metrô você pode pegar para chegar até lá. A energia do local é realmente impressionante.

E pra você que gosta de cinema falamos de um dos pontos mais cinematográficos de Paris, ou pelo menos onde vários filmes foram filmados como:

  • A Pantera Cor-de-Rosa.
  • Como eu era antes de você,
  • Meia noite em Paris e muitos outros.

Essa é a Place Dauphine, aliás praticamente em frente à estátua do rei Henrique IV, aquele que eu falei que está a cavalo no extremo du Pont Neuf. A Place Dauphine, é a continuação da ilha.

Para não ficarmos muito longe da Place Dauphine, vamos começar pela Brasserie Les Deux Palais  03, Boulevard du Palais. É um café restaurante típico francês, é um pouco barulhento mas a equipe de atendimento aliás tem uma brasileira que trabalha lá muito simpática agora eu esqueci o nome dela aliás acho que a única mulher que trabalha como garçonete lá os outros são todos homens. Eu me sinto bem nesse restaurante eles são gentis atenciosos, um serviço eficaz. Os preços não são os mais baratos de Paris de modo geral, mas a comida é boa e bem servida.

A gente encontra omeletes saladas, alguns pratos quentes, o famoso croque-monsieur, que parece um misto quente.

Mas nesse dia eu escolhi tomar um café da manhã, que custou 16 euros, eu fiquei satisfeito com a proposta eu vou deixar aqui o link pra você ver o ambiente do lugar e o café da manhã que eu tomei.

Anota o endereço porque eu realmente gosto de lá, em frente à Santa Capela, outro lugar imperdível que falarei em breve. Aliás, se você quiser fazer uma visita especial a Santa Capela, entre em contato comigo. Eu acho lá um dos monumentos mais bonitos de Paris.

photo_2024-12-01_12-25-49

E o segundo local foi a sorveteria Berthillon!
Essa confeitaria, salão de chá sorveteria, chamada Berthillon é realmente um ícone que você não pode deixar de experimentar, localizada na île Saint- Louis (a ilha que fica atrás da ilha da Notre Dame).

Apesar da fama aqui se pelo sorvete que realmente é muito bom, como está chegando o inverno eu trouxe uma outra especialidade gastronómica que eu adoro,que a Tarte Tatin, uma torta de maça sans caramelizadas, servida morna,com o verdadeiro sorvete de baunilha, fica entre os top 3 sobremesas que eu mais gosto. Anota esse endereço:  31 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004 Paris.

Gente, tudo isso foi só um pouquinho dentre tantas coisas que temos para visitar na ilha de la cité. Mas calma,a gente tá caminhando, construindo essas histórias porque claro, no dia 8 de dezembro a catedral de Notre Dame será reaberta ao público.

Então nós estamos montando um conteúdo passo a passo, dia por dia de modo a nos aproximar e descobrirmos juntos a história da catedral mais famosa do mundo.
E lembre-se se você ficou com alguma dúvida, pode clicar no botão do WhatsApp que tá aparecendo aqui nessa tela, ou me mandar um e-mail se você preferir, ou ainda uma mensagem no Instagram.

Clicando na aba passeios você tem o descritivo completo de todos os passeios que você pode fazer comigo aqui em Paris. Se você for pedir orçamento você já pode me mandar a informação de quantas pessoas estarão no passeio e qual é a data da sua viagem.

Gente obrigado!
Bonne semaine et à bientôt  à Paris.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *