Capa-blog-Notre-Dame

Notre Dame: A Catedral que Renasceu das Cinzas e Sua História Fascinante

Bonjour, Bonjour.

A catedral mais famosa do mundo renasce das cinzas depois de 5 anos do incêndio catastrófico em 2019.

Hoje vamos conhecer um pouquinho mais da história da Notre Dame.

Para você se sentir mais familiarizado com essa catedral vou te contar um primeiro segredo sobre o nome dela.

Como ex-professor de francês sempre gosto de trazer uma explicação sobre as etimologia das palavras ou o uso da língua corrente, e nesse caso vamos entender o que quer dizer Notre Dame.

Para ficar mais fácil e ainda mais interessante reflita comigo nesse passo a passo:
Como se diz “senhora e senhor” em francês?

Respostas

  • Senhora= Madame
  • Senhor = monsieur

agora que você já sabe vamos dividir esses nomes em 2 partes, “ MA” e “DAME”, onde :

  • MA = Minha
  • DAME = senhora ou seja madame = minha senhora.

O mesmo podemos aplicar para, “monsieur” onde :

  • MON = Meu
  • SIEUR = senhor ou seja, “monsieur” = meu senhor.

E agora aplicando a mesma regra para NOTRE DAME, temos

  • NOTRE= NOSSA
  • DAME = SENHORA

ou seja essa é a catedral de Nossa Senhora.

Viu só que legal?

Agora que você já está mais familiarizado com a catedral vamos conhecer um pouco mais de sua história.

Sua construção começou em 1163 pelo bispo Maurice de Sully, reza a lenda que o Papa Alexandre terceiro teria colocado a primeira pedra do edifício. A catedral levará quase 200 anos para ficar pronta, no final do século 14.

Ainda que possamos ver algumas características do estilo romano a catedral de Notre Dame, faz parte das primeiras catedrais francesas a serem construídas no estilo gótico. Quando terminada era a mais alta das catedrais da época, com suas Torres medindo impressionantes 69 m de altura, aproximadamente 23 andares. Com uma área de 6000 m² a catedral pode abrigar até 9000 pessoas.

O nome « Notre Dame » aparece por volta de 1278 -1296.

Envato: Foto da fachada da catedral

Internet: Imagem encontrada no site da arquidiocese de goiânia.

Você sabia que a Coroa de Espinhos do Cristo está na França?

É isso mesmo!!

Diz a história que em 1239, o rei Luís 9, o futuro  São Luís compra a coroa de espinhos do do imperador de Byzance, Balduíno, (hoje Constantinopla). Para guardar uma relíquia tão importante assim, cuja datação carbono data a madeira da coroa com mais de 2000 anos, São Luís lança a construção da Santa Capela, uma verdadeira catedral de luz, e durante a construção dessa capela,1239 -1243, a Coroa de Espinhos do Cristo é colocada na Notre Dame, para onde, agora em 2024 ela volta e será exposta em um novo e impressionante relicário, reintegrando assim o Tesouro da Notre Dame (é possível visitar).

A Revolução Francesa – 1789 -1793

Durante o duro período que foi a Revolução Francesa, o país como um todo sofre e a Catedral de Notre Dame é alvo de vandalismo e depredações consideráveis que a deixam quase em ruínas. As condições terríveis vividas pela população devido ao regime absolutista, culmina com a decapitação do Rei Luís 16 e da rainha Maria Antonieta.

Reprodução: Libération

É durante esses anos que seu pináculo (a torre central de 93 metros de altura) foi desmontada. Até mesmo a ideia de demolir totalmente a catedral e vender suas pedras, é cogitada. O prédio sofre com os ataques revolucionários. As cabeças das impressionantes estátuas, coloridas nessa época, na fachada que compõem a Galeria dos Reis dos 28 reis de Judá, foram decapitadas. Elas foram associadas aos reis da França, perdendo assim suas cabeças. Felizmente elas foram salvas da destruição, e encontradas nos porões de um hotel particulier en 1977, l’Hôtel Moreau, situado no nº 20, da rua de la Chaussée d’Antin no 9º arrondissement de Paris.

Uma catedral e um imperador.

O coroamento de Napoleão Bonaparte acontece no dia 2/12/1804 na catedral de Notre Dame.

O imperador obrigou o papa Pio VII a estar presente durante a cerimônia, ainda que no momento da coroação a única função do papa foi de assistir à cerimônia, afinal Napoleão tomou a coroa das mãos do papa, dando as costas ao sumo pontífice,virou-se para o público e se auto coroou para em seguida coroar a Imperatriz Josefina.

Você pode ver essa cena no museu do Louvre, imortalizada no quadro do pintor romântico Jacques- Louis David. Fiel ao imperador, a cena foi totalmente pensada para valorizar a figura de Napoleão. O fato de de ser coroado em uma catedral diante do papa colocou Bonaparte na tradição imperial européia, ainda que menosprezando a presença papal.

Reprodução: BBC

Uma Catedral e um livro, o começo da fama internacional.

Em 1831 Victor Hugo, o famoso escritor que era apaixonado pela catedral, publica seu famoso romance Notre-Dame de Paris, para nós mais conhecido como O Corcunda de Notre Dame. Onde através de uma história de amor, o autor sensibiliza o público do valor patrimonial do monumento abandonado e há muito tempo vandalizado.

A catedral se torna ainda mais famosa depois que o livro de Victor Hugo se transformou em filme da Disney, aliás no filme se você já assistiu 2 gárgulas que são amigas do corcunda de Notre Dame se chamam Victor e Hugo em homenagem ao autor.

Podemos assim considerar que Victor Hugo através de seu livro salvou a catedral da destruição mais uma vez.

Imagem: Capa do Livro Notre-Dame de Paris por Victor Hugo.

Reprodução: Imagem de internet

1843 o Recomeço.

No século 19 a consciência patrimonial ganha presença na sociedade francesa e a grande beneficiada deste movimento é a nossa catedral.

O grande responsável por esta restauração (poderíamos dizer reconstrução) foi o grande arquiteto Eugène Viollet-le-Duc. Para reconstituir o prédio o mais fielmente possível, o arquiteto se inspirará de outras catedrais francesas, a de Amiens, a de Chartres ou até mesmo a Reims, local de coroamento dos reis franceses. Mas a grande realização de Eugène Viollet-le-Duc, foi a reconstrução do pináculo central da catedral, há muito tempo destruído como dissemos. Aliás acredito, que todos nós temos a lembrança de 2019 quando esta torre central desabou durante o incêndio, deixando todos perplexos.

Uma catedral e uma cidade.

Como estamos vendo a catedral possui uma estreita relação com a cidade de Paris, um grande exemplo disso foi quando no dia 25 de agosto de 1944 os sinos da catedral foram ouvidos, talvez como nunca, para comemorar a liberação de Paris da invasão alemã. No dia seguinte o general Charles De Gaulle discursa dentro da catedral.

Uma catedral e um incêndio

O que você estava fazendo no dia 15 de abril 2019 às 18h18?

Essa é a pergunta mais realizada pelos jornalistas nesses dias que precedem a reabertura da catedral.

Pois foi no fatídico 15 de abril que a mundialmente conhecida catedral tem seu telhado destruído por um incêndio, as causas permanecem indefinidas, no entanto a pista de um incêndio acidental prevalece, afinal a catedral estava em reforma nesse período. No dia do incêndio inclusive uma missa estava sendo celebrada, e uma evacuação foi feita às pressas.

E você se lembra o que estava fazendo nesse dia?

Reprodução: Revista Isto É.

Independentemente do que se estava fazendo foi impossível não saber que essa tragédia havia acontecido,não é mesmo?

No dia seguinte ao incêndio o presidente da República, Emanuel Macron declara em rede nacional que a catedral será reconstruída em 5 anos e será ainda mais bela do que a conhecíamos.

O incêndio consumiu todo o telhado de madeira e chumbo do século 13, mas incrivelmente os muros da catedral mantiveram se de pé. É surpreendente e notável de se imaginar que um prédio de quase 1000 anos, que perde o telhado devido a um incêndio dessas proporções mantivesse seus muros de pé. Podemos assim considerar um verdadeiro milagre o fato de os muros não terem desabado. Não podemos esquecer do trabalho incansável, dos bombeiros durante toda a noite para apagar o incêndio.

A reinauguração está acontecendo em grande pompa agora nos dias 7 e 8 de dezembro com a presença do presidente e autoridades de vários países. 80 países inclusive vão retransmitir ao vivo a cerimônia de abertura.

Apesar de criticada, decisão de manter a visita gratuita ao monumento foi mantida.

Agora que você já conhece um pouco melhor a história da catedral mais famosa do mundo veja mais algumas curiosidades para você prestar atenção e descobrir durante a sua visita.

Curiosidades e obras.
  • O novo altar da catedral, de bronze pesa quase 800 kg, e tem um formato de arco invertido. Se olharmos os arcos do teto vemos que tem a mesma forma. O antigo altar ficou muito danificado quando a viga central desabou durante o incêndio
  • uma nova pia batismal realizada pelo designer Guillaume Bardet, foi instalada na entrada da catedral. Uma tampa dourada foi também colocada para evitar que os visitantes coloquem moedas ou chicletes, explicou o autor da obra
  • o relicário da coroa de espinhos também foi refeito. Dourado e gigantesco os visitantes poderão agora tocá-lo. Mas atenção a visita do Tesouro de Notre Dame é uma visita à parte, paga. Exceto em ocasiões especiais
  • a catedral ganhou novos sinos alguns deles vindos diretamente dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tocados quando um atleta ganhava uma competição.
  • Os trajes utilizados no dia da cerimônia de abertura pelos religiosos foram pensados pelo estilista Jean-Charles de Castelbajac, que define sua criação como pop medieval, ilustrando o savoir-faire francês.

Reprodução: FOX News.

  • O órgão que possui 8000 tubos, alguns do século XIX, não foi danificado durante o incêndio, mas foi totalmente desmontado e limpo, tubo por tubo.
  • As capelas laterais reencontraram suas cores vivas datando da época de Viollet -le-Duc.
  • E nós brasileiros e brasileiras temos que comemorar e parabenizar nossas conterrâneas, a Luciana Lemes organista e Juliana Cavalheiro Rodrighiero, restauradora que participaram dessa restauração que foi considerada a maior do século.
  • A incrível escultura La Pietà, situada atrás do altar representando a virgem Maria de braços aberta, em um gesto de aceitação e entrega da morte do filho, Jeus, permaneceu intacta mas foi atingida por algumas gotas de chumbo derretido que caíram do telhado durante o incêndio, os restauradores retiraram a maior parte desse chumbo, no entanto deixaram uma gota que havia caído na mão do Cristo como uma lembrança, do terrível incêndio.
  • O galo que culmina no topo do pináculo a 93 m de altura representa uma Fênix renascendo das cinzas.
  • Existe um projeto de instalar em vitrais modernos na catedral em 2026 um desejo do presidente Emmanuel Macron, marcando assim a conexão entre passado e presente.

Alguns números do processo de restauro.

840 milhões de euros foram conectados graças a uma mobilização mundial, 340 milhões vindo de doadores individuais.

2.000 Carvalhos foram necessários para reconstruir o telhado de madeira respeitando os métodos do século 13

quase 500 artesãos artistas e voluntários participaram do processo

Os andaimes em volta da catedral atingiram a altura de 100m para chegar até o pináculo central

600t de materiais e 70.000 peças foram necessárias.

E agora que você já sabe um pouquinho mais da história da catedral mais famosa do mundo, mas quer aprofundar a sua visita quando estiver aqui em Paris, entre em contato comigo e agende o seu passeio guiado especial Notre Dame.

Será um prazer te apresentar mais este monumento aqui em Paris.

Merci et bon Voyage.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *